(011) 2227-9040


(011) 93314-2244

Cardiologia » Angina

Angina


O que é Angina?

A angina é a dor de origem cardíaca. Quando há obstrução em alguma artéria que irriga o músculo cardíaco, há diminuição do aporte de oxigênio e nutrientes para este músculo. Logo, ocorre a isquemia, ou seja, falta de irrigação adequada e então vem a dor. A angina, geralmente ocorre aos esforços, pois no esforço o coração precisa acelerar e com isso consome mais oxigênio neste momento. Quando a pessoa para o esforço, o coração tende a desacelerar e com isso a dor desaparece. Quando a dor continua, sem melhora pode estar ocorrendo o infarto. Na grande maioria dos casos, a isquemia causa dor, mas pode ser silenciosa.

Angina é grave?

Depende do caso, mas sempre deve ser acompanhado por um médico cardiologista.

Atenção! A angina NÃO é o mesmo que ataque cardíaco.

  • Ela não causa lesões permanentes ao coração como o ataque cardíaco e nem todas pessoas que sofrem de angina vão ter um ataque cardíaco, mas o risco é aumentado.
  • O ataque cardíaco, mais conhecido como infarto, acontece a partir da interrupção repentina do fluxo de sangue e oxigênio, que consequentemente ocorre o falecimento do músculo cardíaco por conta da artéria que leva à ele estar bloqueada.
  • Enquanto na angina, o fluxo de sangue e oxigênio para o coração é temporariamente reduzido, porque as artérias coronárias ficaram mais estreitas.

Por que e como a Angina aparece no coração?

Causada por um estreitamento das artérias que conduzem o sangue até o coração, a angina aparece através de uma dor no peito que aparece por conta do coração estar recebendo menos sangue, sendo ela um desconforto com pressão que se intensifica com a atividade física.

Quais são os sintomas da Angina?Como descobrir que eu tenho Angina?

A angina aparece através de uma dor no peito, sendo ela um desconforto com pressão que se intensifica com a atividade física e diminui com o repouso. Se está sentindo esses sintomas, procure um profissional.

Qual é o tratamento para a Angina no coração?

Se em crise, o paciente deve ser levado à emergência, mas sempre deve ser acompada por um médico cardiologista. Após a análise dos exames específicos, o especialista vai indicar o tratamento correto para o caso.

O diagnóstico mais completo deve ser feito diretamente com um profissional da saúde certificado.

Qualquer coisa, você pode contar com a gente marcando sua consulta com um cardiologista e, para isso, você pode:


Veja mais dicas de saúde clicando aqui.

 

Voltar